quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Intolerância à lactose

Conheça mais sobre essa condição que já afeta 70% dos brasileiros

A intolerância à lactose passa, muitas vezes, despercebida já que seus sintomas se parecem apenas com um simples mal estar. Depois de ingerir leite ou derivados, os intolerantes costumam sentir dores abdominais, náuseas e gases, sintomas que consideramos comuns ao consumir algo que não nos fez bem e não damos a devida importância.

A intolerância à lactose é a incapacidade parcial ou completa de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados, ocorrendo quando o organismo não produz uma enzima digestiva chamada lactase, que quebra e decompõe a lactose, ou seja, o açúcar do leite.

Ao não quebrar e decompor a lactose, a substância chega ao intestino grosso inalterada, acumula-se e é fermentada por bactérias, produzindo ácido láctico e, consequentemente, gases e a sensação de mal estar.

Fonte: www.nacaoverde.com.br
Existem três tipos de intolerância à lactose:

Deficiência Primária: essa é a forma mais comum de intolerância, atingindo cerca de 75% da população mundial. Ela é uma condição natural e permanente de grande parte da população adulta.

Deficiência Secundária: a intolerância à lactose pode ser decorrente de outras doenças, com a doença celíaca, doença de Chron, síndrome do intestino irritável, entre outras. Nesse caso a intolerância é reversível, quando tratada, para a deficiência primária.

Deficiência Congênita: hereditária, essa condição é muito grave. O bebê já nasce sem a produção da enzima lactase, necessária para fazer a digestão do leite materno. Felizmente essa é uma condição rara.

Se após cerca de duas horas de você ter consumido leite ou derivados e perceber os sintomas já citados acima, procure um Gastroenterologista. E se confirmada a sua intolerância, não se preocupe! No Silva Indaiá Supermercados você encontra diferentes produtos sem lactose e de qualidade, como os deliciosos chocolates Alfarroba e o Leite em Pó Ninho Zero Lactose.


Alergia ao leite
É importante lembrar que a intolerância à lactose é diferente da alergia ao leite! As pessoas alérgicas tem problema com a proteína do leite, normalmente ao da vaca, que pode provocar sintomas gastrointestinais como distensão abdominal e diarreia, inchaço em diversas partes do corpo, placas avermelhadas e coceira pelo corpo, sintomas respiratórios como a falta de ar até choque anafilático.
Diferentemente dos intolerantes, os alérgicos a leite não podem, de maneira alguma, consumir leite ou seus derivados.

Texto: Eduarda Toledo – Agência MayPress
Fontes: G1, Sem Lactose, Drauzio Varella e Einstein


Nenhum comentário:

Postar um comentário